Recomendações nutricionais para crianças saudáveis


Os nutrientes oferecidos para uma criança não podem ser em quantidades iguais. Por isso, os alimentos que compõem a alimentação da criança devem ter uma proporção adequada para atender às necessidades nutricionais diárias. Variar a ingestão de alimentos é uma estratégia importante.

O carboidrato é a maior parte da energia que o organismo da criança consome diariamente por ser de fácil aproveitamento.
Fontes: ele pode ser encontrado nos cereais (arroz, milho, trigo, aveia), macarrão, inhame, mandioca, pães, batatas, farinhas de todos os tipos entre outros.


            O lipídio (gordura)fornece energia na forma concentrada, e seu metabolismo é mais difícil.
Fontes: as melhores fontes de gordura para a alimentação infantil são os óleos vegetais, o azeite e a manteiga.
 

A proteína é muito importante para auxiliar no crescimento da criança, através do fornecimento de nitrogênio para a produção de enzimas, aminoácidos essenciais, neurotransmissores e hormônios. Mas o consumo exagerado de proteína pode aumentar a carga renal, além de aumentar o risco da criança desenvolver um quadro de obesidade no futuro.
Fontes: carnes vermelhas, aves, peixes e ovos. Além de alimentos de origem vegetal como a soja e a combinação do arroz e feijão.


As vitaminas e os mineraisestão presentes nos alimentos em pequenas quantidades. Existe uma enorme variedade desses nutrientes e cada um desempenha uma ou várias funções diferentes no organismo. Uma deficiência de vitamina ou mineral pode deixar uma criança sujeita ao aparecimento de doenças, principalmente as infecciosas, como as gripes.
Fontes: as vitaminas e os minerais são encontrados em maiores concentrações nas verduras, nos legumes e nas frutas.
 

O ferro é mais difícil atender às necessidades. Não é à toa que mais da metade das crianças brasileiras tem deficiência de ferro ou já apresentam anemia. Situações que as deixam mais apáticas, com menos vontade de brincar, sem apetite e com mais dificuldade de aprender na escola.

Pode ser fornecido por dois pedaços de carne e 3 colheres (sopa) de leguminosas (feijão, lentilha ou ervilha). Os vegetais folhosos verdes e as leguminosas contêm ferro, mas que não é bem absorvido. Uma boa opção é o fígado de qualquer animal: um pedaço pequeno (50g) contém metade das necessidades de ferro.

A vitamina C precisa estar presente na dieta diária da criança. É importante para regular o funcionamento do organismo, protegê-lo de doenças infecciosas e melhorar a absorção de ferro. Podem ser fornecidos por meio de um copo de suco de laranja ou um copo de suco de goiaba ou 6 morangos. A acerola é uma fonte concentrada: um copo de seu suco tem 10 vezes mais vitamina C do que a criança precisa.

 O cálcio é um mineral importante para a formação dos ossos. Não é difícil atender às necessidades de cálcio para uma criança. As melhores fontes de cálcio são o leite, o iogurte, as bebidas lácteas e o queijo. Podem ser fornecidos por 3 copos de leite ou iogurte.


Entre nos sites:
www.evelineduarte.com
www.espaconutribaby.com.br