Nutrição durante os primeiros 1.000 dias de vida


Os primeiros 1.000 dias entre a gravidez e o segundo ano de vida oferecem uma janela de oportunidade única para proporcionar à criança um futuro mais saudável e próspero.


A correta oferta nutricional durante os primeiros 1.000 dias pode ter um profundo impacto no crescimento e na aprendizagem de uma criança, oferecendo também chances para melhora do padrão de vida social e para a construção de uma vida mais saudável a longo prazo.


A desnutrição é a maior causa de morte de crianças em várias partes do mundo. Para lactentes e crianças abaixo de 2 anos, as consequências da desnutrição são particularmente graves, quase sempre irreversíveis, com repercussões na idade adulta.




Durante a gravidez, a desnutrição pode ter um péssimo impacto no crescimento saudável do feto e no desenvolvimento da criança. Bebês que desnutrem durante a vida intrauterina têm um maior risco de morrer na infância e são mais propensos a enfrentar, ao longo da vida, déficits cognitivos e físicos e problemas crônicos de saúde.



Bebês nascidos com baixo peso têm piores resultados quanto ao desenvolvimento neurológico (habilidades cognitivas, de memória, visuais e média de quociente de inteligência [QI]) quando comparados com aqueles nascidos com peso adequado para a idade gestacional. O período perinatal é de alta necessidade energética e de micronutrientes, e qualquer processo, como nascimento prematuro, nutrição inadequada ou insuficiência placentária, que interrompa o fluxo de nutrientes para o feto pode resultar em bebês com baixo peso ao nascimento.



Os nutrientes mais comuns que causam deficiências em crianças com baixo peso incluem proteína e energia e micronutrientes como ferro, zinco e ácidos graxos poli-insaturados de cadeia longa (LC-PUFAs).



Bebês nascidos com baixo peso precisam de maiores cuidados em sua nutrição para garantir uma vida futura sem impactos negativos.

Uma nutrição adequada, orientada individualmente desde a gestação, diminui as chances de crianças nascerem com baixo peso.



Pleneje sua gestação e procure um nutricionista para obter todas as informações importantes de uma gravidez com qualidade e tranquila.