Gestante obesa



          A obesidade na gestante é um fator de risco para a mãe e principalmente para o bebê. E está associada ao aumento de cesarianas por conta de complicações durante o trabalho de parto.

          A incidência de morte logo após o nascimento de bebês de mulheres obesas excede a de mulheres com peso adequado em 2 a 3 vezes.

          Complicações maternas como, desenvolvimento de hipertensão arterial seguida de uma pré-eclampsia, retardo do crescimento fetal, deficiências na placenta ocasionando dificuldade da chegada de nutrientes para o bebê e baixo peso ao nascer, e a ocorrência de partos prematuros, contribuem bastante para essa alta mortalidade.

          Outras complicações com o bebê também podem acontecer em uma gestação de risco. O diabetes gestacional pode ocasionar malformação congênita do feto e até mesmo macrossomia (bebês com peso e tamanho aumentado) o que pode aumentar as chances de terem sobrepeso aos 12 meses de idade e até desenvolverem obesidade no futuro.

          Para gestantes obesas, os suplementos alimentares precisam ser oferecidos em maiores quantidades, pois em alguns estudos o uso de folato em pequenas doses não parece fornecer proteção para formação do bebê.

           Depois do parto, mães obesas estão mais propensas a ter complicações urinárias, como incontinência.

           Todas as mulheres em idade reprodutiva, que desejam engravidar e estejam com sobrepeso, devem ser informadas dos riscos associados à gestação e devem receber orientação nutricional apropriada além, de serem encorajadas a praticarem exercício físico constantemente antes e durante a gestação.

          A gestante obesa deve ser acompanhada em todo o pré-natal com maior constância pela equipe de saúde, pois quando existe associação da gravidez com a obesidade há maiores riscos de complicações obstétricas e clínicas tanto para a mãe como para o bebê. A gravidez não é o melhor momento para a mãe querer perder peso, pois o crescimento do bebê ainda no útero pode ser afetado.

O ganho de peso durante a gestação deve ser cuidadosamente monitorado com uma orientação alimentar adequada, com intuito de prevenir ou minimizar as possíveis complicações.

Entre nos sites:
www.evelineduarte.com
www.espaconutribaby.com.br