Como estocar o leite materno



 
Está chegando a hora de você voltar ao trabalho? Está preocupada em ter que desmamar o seu pequeno?
Se você seguir todas as dicas para um correto estoque do seu leite, tenha certeza que seu pequeno irá ser amamentado por bastante tempo.
De acordo com o Ministério da Saúde, as crianças precisam ser alimentadas exclusivamente com leite materno até os seis meses de vida. Em seguida, oferecer os alimentos complementares, e como o nome já diz tudo, os alimentos sólidos precisam ser complementos do leite materno, que nessa fase da vida já não consegue mais suprir com todas as necessidades de crescimento de uma criança.

Então, se você dedicar um pouquinho do seu tempo e começar pelo menos 1 mês antes de voltar ao trabalho a estocar seu leite, seu bebê irá ser alimentado corretamente até que alimentação da família seja introduzida por completo.
Além disso, o estoque do leite materno também se torna eficaz nos primeiros dias de vida dos bebês. As mães que optam por amamentar também precisam descansar, pois os pequenos chegam a mamar 8 a 12 vezes por dia. Uma boa solução pode ser retirar e guardar o leite materno. Este método permite que algumas vezes, sobretudo à noite, o pai ou alguém que esteja te ajudando também possa alimentar o bebê.
Mas não esqueça: o ideal é que essa oferta seja feita com copinhos especiais, para que seu filho não rejeite sua mama com o passar do tempo. Nunca use o copinho sem a orientação de um profissional qualificado que te oriente quanto ao uso desse utensílio.
Métodos de extração de leite:
O leite materno pode ser extraído manualmente, com bomba manual ou com bomba elétrica.

            1.      Lave bem as mãos e as mamas;
2.      Escolha um local sossegado onde esteja confortável;
3.      Faça uma massagem circular na mama com a ponta dos dedos, para ajudar o leite a fluir.
4.      Estimule suavemente os mamilos rodando-os entre os dedos;
5.      Esterilize sempre todos os utensílios;
6.      Use frasquinhos apropriados para o estoque.
Conservação do leite:
  • O leite só deve permanecer na geladeira por 24 horas;
  • No congelador o prazo de validade pode chegar a 5 dias;
  • No freezer, estoque seu leite por até 15 dias.
Coloque sempre uma etiqueta com o dia e a hora da extração do leite.

Descongelamento:
§  Retire o frasco com o leite do congelador ou da geladeira e coloque direto em banho maria, dessa forma ele irá descongelar e esquentar;
§  Sempre tenha certeza da temperatura do leite, para que você não o ofereça muito quente a ponto de causar acidentes.
Cuidados:
       
      §  Para descongelar o leite materno, nunca deixe em temperatura ambiente. Dessa forma você aumenta as chances de uma contaminação;
§  Nunca coloque o frasco com o leite no micro-ondas. Esse método esquenta de dentro para fora e você nunca saberá qual a real temperatura podendo causar sérias queimaduras.

Procure orientações corretas para realizar esse método.