Cólicas do bebê



         Nos primeiros meses de vida, os bebês sofrem com as cólicas principalmente pela imaturidade do sistema nervoso central. As dores acontecem quando os movimentos involuntários do intestino (movimentos peristálticos) ocorrem em vários sentidos por não saberem ainda coordená-los adequadamente. E essas contrações irregulares causam esse desconforto nos bebês mas, que costumam desaparecer no final do terceiro mês de vida da criança.

         Até lá, é normal os pais se desesperarem com o incômodo nos pequenos. Porém, existem formas de evitar e aliviar o desconforto sem o uso de medicamentos. Bebês que são alimentados exclusivamente com o leite materno costumam sofrer menos com cólicas, já que o organismo está mais preparado para digerir aquele determinado leite, o que não acontece com leites artificiais ou fórmulas infantis.


          E ainda, quando o bebê mama no peito é mais difícil a entrada de ar pela boca pois, a mama da mãe com a boquinha do bebê é anatomicamente mais compatível do que com o bico das mamadeiras. Por isso, a importância de colocar seu filho em posição vertical logo após a mamada. Se ocorreu entrada de ar ele irá "arrotar", caso contrário, a posição irá contribuir para uma melhor descida do leite.

As cólicas do bebê não tem nenhuma comprovação científica relacionada com a alimentação da mãe nutriz.

        Mas, vale ressaltar que muitas mães no seu dia a dia, na sua prática, têm analisado possibilidades da passagem de algumas substâncias do alimento ingerido para o seu leite, causando as indesejáveis cólicas.
Um fator muito importante para o aumento desse desconforto é a pega errada do bebê na mama. As corretas posturas na amamentação são fundamentais para o sucesso desse momento.

        E não esqueça: os sabores e os cheiros dos alimentos que a mãe ingere são transmitidos para o leite materno facilitando uma melhor introdução dos alimentos sólidos (alimentação complementar) quando seu bebê estiver com 6 meses.

Cólicas, flavor, posturas, alimentos ideais para o bebê, fórmulas infantis, são apenas alguns tópicos abordados nos Encontros de aleitamento materno do Espaço NutriBaby
Entre no site www.espaconutribaby.com.br e veja as próximas datas dos nossos encontros!