Alimentação ideal para crescimento infantil


O fator fundamental para o crescimento e desenvolvimento de uma criança é fazer com que a mesma receba todos os nutrientes em quantidades ideais para garantir esse momento importante. Basta a carência de algum nutriente para que o crescimento seja afetado de alguma forma.

Entre os fatores que influenciam o crescimento de uma criança, os alimentares são os mais facilmente controláveis e só dependem do meio em que ela vive, ou seja, da disponibilidade de nutrientes. Uma boa alimentação permite que a criança cresça de acordo com seu potencial genético.

Em média uma criança saudável aumenta de 2 a 3Kg por ano até que atinja 9 a 10 anos de idade. Em geral, o crescimento é estável e lento durante os anos pré-escolar e escolar, mas pode ser irregular em algumas crianças, com períodos de não crescimento por conta dos estirões de crescimento. Os períodos de crescimento lento e falta de apetite podem causar ansiedade para alguns pais, mas é comum que isso aconteça com a maioria das crianças.

Para compor uma alimentação equilibrada com condições de fornecer calorias e nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento, é preciso que a criança receba alimentos que compõem todos os grupos, ou seja, escolher representantes de carboidratos, proteínas, lipídios (gorduras), vitaminas e minerais sem esquecer nenhum. Isso permite que uma grande variedade de nutrientes necessários ao organismo esteja presente na alimentação da criança fazendo com que ela brinque mais, aprenda com mais facilidade na escola, cresça e se desenvolva melhor.

É importante preocupar-se com a ingestão de energia na alimentação infantil, pois ela é bastante utilizada no processo de crescimento. Por isso, a quantidade de energia de uma criança é maior do que aquela necessária para um adulto e muda de acordo com a sua faixa etária.

A família e a criança não precisam ter cardápios diferentes, o ideal é tentar adaptar os alimentos utilizados pelos adultos de acordo com a faixa etária das crianças.

Procure desde cedo estimular o apetite da criança oferecendo cardápios coloridos, alimentos de fácil aceitação e preparações simples.

Procure sempre um nutricionista

www.evelineduarte.com